Produtos à pronta entrega!

Móveis de Madeira: 7 dicas para conserva-los

  • Os móveis de madeira são muito usados em diversos ambientes, desde escritórios até cozinhas e áreas externas. Normalmente o que mais atrai os compradores em produtos de madeira é sua durabilidade. Porém, apesar de ser bem resistente, se não for cuidado da maneira certa pode desgastar, estufar e manchar. Por isso hoje daremos algumas dicas para que seu móvel de madeira dure mais ainda.

    Móveis de madeira no sol e calor

    A maioria dos móveis de madeira não se dá muito bem à exposição de sol diretamente por muito tempo. Por isso, antes de instalar ou comprar seu móvel de madeira, certifique-se de escolher um local longe do sol.

    Mas se você já comprou e não tem um lugar com sombra para coloca-lo, precisará que uma cortina quanto antes.

    Já a relação de madeira com o calor também se deve levar em conta. Se for colocar algo quente sobre móveís de madeira, seja uma xícara ou uma panela, coloque descansos de panelas ou copos. Além disso, Laptops muitas vezes aquecem, então invista em bases com ventilação, que além de preservar sua mesa evitar superaquecimento do seu computador.

    Mesa de madeira próxima à janela
    Mesa de madeira próxima à janela
    Crédito da imagem: Artriq Móveis

    Madeira e água

    A maioria das pessoas sabe que madeira e água não é uma boa combinação. Afinal essa mistura pode resultar em fungos e madeira estufada, descascada e manchada.

    Com móveis de madeira não é diferente. Mesmo que seja envernizado é aconselhado não jogar água diretamente sobre a madeira ou deixa-la molhar.

    Além disso, deixe os móveis de madeira alguns centímetros afastados da parede para que não haja acumulo de umidade.

    Madeira e terra

    Outra combinação que não é boa é madeira e terra. Além de sujar, a terra pode apresentar umidade, e como já sabe, estraga a madeira. Além disso, móveis de madeira na terra podem desenvolver pragas, como cupins.

    Limpeza dos móveis de madeira

    Já fizemos um posts aqui no blog sobre a maneira correta de limpar móveis, incluindo de madeira. Mas no geral deve-se tirar o pó com uma flanela sem fiapos com frequência e usar lustra móveis sem álcool.

    Ainda assim, tome muito cuidado com panos muito molhados, produtos abrasivos, álcool, palha de aço, esponjas e escovas.

    Limpeza de móveis de madeira
    Limpeza de móveis de madeira
    Crédito da imagem: Karinex

    Peso em móveis de madeira

    Apesar de serem bem resistentes, para garantir a durabilidade de seus móveis de madeira evite deixar coisas muito pesadas sobre ele. Mas se não tem opção, uma dica e tentar distribuir o peso de forma mais ou menos homogênea, assim não sobrecarrega nenhuma parte do móvel.

    Arrastar os móveis

    A maioria dos móveis de madeira costuma ser pesados, por isso normalmente arrastamos eles. Contudo esse hábito pode estragar o móvel.

    Por isso, quando for fazer limpezas ou quiser mudar seus móveis de lugar tire tudo que puder dele e peça ajuda para movê-lo.

    Manutenção dos móveis de madeira

    Por mais resistente que seja, tudo precisa de manutenção. Por isso, periodicamente aplique ceras e se necessário troque as ferragens do móvel.

    O móvel estragou, e agora?

    Se você não leu antes nosso posts e seu móvel estragou, ou até leu, mas o prazo de validade do seu móvel de madeira já expirou, fique tranquilo, a Artriq Móveis esta aqui para te ajudar. 

    Se seu móvel está gasto, mas ainda dá para usar, nós compramos o seu móvel usado e vendemos um novinho para você. Você pode solicitar esse serviço por telefone, e-mail ou WhatsApp.

    Mas se seu móvel já deu o que tinha que dar visite nossa Loja Virtual e solicite seu orçamento rápido, fácil e gratuito, ou se preferir estamos disponíveis no WhatsApp, InstagramFacebook, E-mail, Telefone e na nossa Loja Física para tirar todas suas duvidas.


    Gostou? compartilhe!
    X